Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SINAES
Início do conteúdo da página

SINAES

Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 21h00 | Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2019, 17h53 | Acessos: 212

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.

 

A avaliação das instituições de educação superior tem caráter formativo e visa o aperfeiçoamento dos agentes da comunidade acadêmica e da instituição como um todo. Tal ocorre, em especial, quando conta com a participação efetiva de toda a comunidade interna e, ainda, com a contribuição de atores externos do entorno institucional. Nestes casos, a instituição constrói, aos poucos, uma cultura de avaliação que possibilita uma permanente atitude de tomada de consciência sobre sua missão e finalidades acadêmica e social.

 

Leia Mais...

Link Relacionado:

O SINAES e a gestão de Instituições de Ensino Superior pela utilização de indicadores balanceados de desempenho ("Balanced scorecards") – BSC

registrado em:
Fim do conteúdo da página